Relatório final da CEI dos carros: CP pode cassar Martim César

Pindamonhangaba/SP

O relatório final da CEI (Comissão Especial de Inquérito) que investigava o vereador Martim César (DEM) foi lido na sessão ordinária da Câmara, da última segunda-feira, dia 09 de dezembro de 2013. O documento foi elaborado pelo vereador relator, Professor Osvaldo (PMDB) e assinado pelos outros dois vereadores integrantes da Comissão, o presidente Magrão (PPS), e Roderley Miotto (PSDB).

A CEI foi instaurada depois de uma denúncia apresentada pela TV Globo, no programa Fantástico. Martim César foi flagrado usando os carros oficiais da Câmara para viagens particulares a São Paulo com a esposa e a filha. Na reportagem Martim César confirmou o uso dos carros e disse desconhecer as regras.

Durante a investigação foram ouvidos os motoristas da Câmara, Eliseu, Ailton e Alexandre e todos confirmaram as viagens. O vereador Martim César também foi ouvido, os detalhes do depoimento do vereador estão disponíveis aqui. Na ocasião ele disse que todas as viagens foram transparentes, pois contaram com a autorização do Legislativo. Martim César chegou a dizer que o presidente da Casa, vereador Ricardo Piorino (PDT) teria autorizado uma das viagens, quando a mãe de César morreu. “No velório Piorino ligou para o motorista da Câmara e pediu para que ele fosse buscar minha filha em Campinas”. A declaração fez com que a comissão convidasse Ricardo Piorino para depor. O presidente da Câmara rebateu as acusações.

O relatório final da CEI pede a abertura de uma Comissão Processante que pode resultar na cassação do vereador Martim César. “Estamos procurando dar uma resposta à sociedade, fizemos todo o trabalho de investigação de forma muito cuidadosa. Agora precisamos que alguém faça uma denúncia para que essa comissão processante funcione. Por questões de leis é preciso uma denúncia e ela pode ser por instituições com mais de um ano, partidos políticos, cidadãos”, explicou o relator, vereador Professor Osvaldo.

A Comissão Processante deve ser votada na próxima sessão, a última do ano, dia 16. Mas a expectativa é que ela fique para 2014.