Blocos levam multidões às ruas

Juca Teles reuniu 40 mil foliões; Cerca de sete mil participam do Rebanhão
Foto: reprodução vídeo site Prefeitura
“A festança brasileira cai no samba da Mangueira”, foi com esse samba enredo que a bateria da Estação Primeira de Mangueira, escola tradicional do Rio de Janeiro, abriu oficialmente os dias de folia, aqui pelos lados da Princesa do Norte. A Avenida Nossa Senhora do Bom Sucesso transformou-se em Avenida do Samba e a Praça do Quartel transformou-se em ponto de concentração para os blocos, que arrastaram multidões pelas ruas de Pindamonhangaba.

De acordo com a organização do Carnaval 2014 e a Polícia Militar, o Juca Teles, por exemplo, levou sozinho, no sábado, aproximadamente 40 mil foliões para as ruas. A marchinha ‘Cotia do Sertão’ animou um verdadeiro ‘mar de gente’ e provou o porquê que é uma das mais importantes de São Luiz do Paraitinga. O fundador do bloco, Benito Campos, conta que apresentar-se em Pinda é também um momento de gratidão à cidade, que abriu as portas para o Juca Teles quando houve a catástrofe em São Luiz, em janeiro de 2010.

O Bloco do Barbosa, também de São Luiz, desfilou por duas vezes no carnaval, em Moreira Cesár e pelas ruas do Centro, sendo que em 2014 foi a primeira vez que se apresentaram em Pinda. Barbosa comentou a novidade. “O esquema aqui é bem diferente, muito maior. Aliás, estou adorando toda essa novidade, organização e a participação do povo”.

O tradicional Bloco das Dondocas também surpreendeu. Os homens vestidos de mulher, ao som da marchinha ‘Dondocas’, animou o público que passava pelas ruas do Centro, no sábado de Carnaval.

Criatividade nas fantasias e a animação da criançada foram os destaques das matinês que animaram os foliões na Praça do Quartel. Super heróis, monstros, dançarinas, havaianas, indiazinhas, animaizinhos e bonecas se misturam na pista de dança ao som das tradicionais marchinhas e dos hits do verão. Trios elétricos fizeram a alegria dos moradores do Feital, Cidade Nova, Castolira. E a melhor idade pôde aproveitar para relembrar os clássicos nos bailes do Recinto São Vito, em Moreira César.

O sol não foi um dos principais protagonistas da festa, mas as altas temperaturas marcaram presença. Por isso, durante o dia, os encalorados puderam curtir o ‘Folia nas Piscinas’. No sábado e domingo as piscinas do João do Pulo, Zito, Araretama e Cidade Nova ficaram abertas para receber a população. O ginásio do Centro Esportivo João do Pulo recebeu o Retiro de Carnaval – Rebanhão 2014, organizado pela Renovação Carismática. Este ano o tema foi: “Reunidos num só corpo pela força da Cruz”. Estima-se que sete mil pessoas participaram.

A Avenida do Samba, além de ser o ponto final dos blocos, recebeu inúmeros shows nas noites de folia: Banda MultiBand Show, Garotos do Vale, Banda Bala, Frente de Varanda, entre outros. Além dos tradicionais blocos de camisetas que encerraram a festa mais popular do Brasil na última terça-feira. Para a realização do evento, o local recebeu arquibancadas de 60 metros para 600 pessoas, 74 banheiros químicos, palanques e tendas de apoio. Por dia 70 seguranças trabalharam, e dois carros de som foram montados para acompanhar os blocos de rua, a um custo do R$18 mil. Acredita-se que pelos eventos do Carnaval ‘Caia na Folia 2014’ circularam 80 mil pessoas.