Não é de hoje que o Brasil passa por sérios problemas sociais. Poderíamos destacar a saúde, a educação e a violência. Qualquer país sério do mundo daria mais atenção a estas questões, ao invés de gastar bilhões para atender turistas.
Se perguntássemos ao povo brasileiro o que prefeririam, entre a melhora destes serviços e a Copa do Mundo, certamente teríamos como resposta a solução de problemas sociais. Mas infelizmente ainda somos governados por quem pensa de forma diferente, que prefere fazer bonito para o mundo, sem olhar para o seu 'quintal'. A grande justificativa para a realização da maior competição de futebol do planeta seria o legado que a Copa proporcionaria ao Brasil. Obras e movimentações financeiras poderiam trazer a sensação de avanço ao nosso país. Mas recentes pesquisas mostram que o famoso legado está longe de se tornar realidade e os gastos públicos devem superar as receitas previstas. Em outras palavras a Copa do Mundo no Brasil foi, é e será um péssimo negócio.
Mas a 'sujeira' já está feita e a Copa será realizada. Ainda não sabemos o final desta história que começamos a construir hoje, mas já podemos dizer que daqui há algumas décadas vamos nos lembrar, principalmente se o Brasil conquistar o hexacampeonato. Os registros destes momentos tornam-se importantes e válidos. Por isso, a partir de hoje vou intensificar os posts aqui no blog sobre a Copa do Mundo. Vamos torcer juntos pelo Brasil, mas de modo algum, vamos esquecer do preço pago por esta festa. Afinal, a política do pão e circo não é mais aceitável, e o povo brasileiro tem ciência disso.
Essa história começa hoje, dia 07 de maio de 2014, com a convocação daqueles que vão vestir os uniformes canarinhos, no Rio de Janeiro. Confira!
Ilustração: site G1 |