Copa do Mundo 2014 - O 12º jogador: o Hino Nacional Brasileiro


Não há dúvidas de que o Hino Nacional Brasileiro é um dos mais bonitos do mundo.E isso não é patriotismo, nem ufanismo. Sua melodia é contagiante, seu andamento é triunfal, sua harmonia é inspiradora, sua letra é grandiosa.

Em tempos de Copa do Mundo uma certeza nós já temos, o Hino Nacional Brasileiro transformou-se no décimo segundo jogador da Seleção.

Fizemos escola, além dos brasileiros, Colômbianos, Chilenos, entre outros contaram seus hinos antes do início dos jogos, na íntegra, à capela. Vale ressaltar que de acordo com o protocolo oficial da Fifa, apenas 90 segundos dos hinos devem ser executados antes dos jogos.

Na Copa das Confederações, em 2013, os brasileiros quebraram este protocolo, e começaram a cantar o hino à capela no início dos jogos. O país vivia um momento de intensos protestos e a ação também foi considerada um alerta aos governantes, já que com o canto, os brasileiros mostravam-se preocupados com o país.

Mas muitos confessam não conhecer a letra do Hino Nacional, sua história e seu significado. Quando a República foi proclamada, em 1889, o governo provisório resolveu fazer um concurso para escolher um novo hino. Procurava-se algo que se enquadrasse no espírito republicano.

Primeiro, escolheram um poema de Medeiros e Albuquerque que tinha sido publicado no jornal Diário do Comércio do Rio de Janeiro, em 26 de novembro de 1889. É aquele que começa com o verso "Liberdade, Liberdade, abre as asas sobre nós". A letra se encontrava à disposição dos maestros que quisessem musicá-la. No primeiro julgamento, no dia 4 de janeiro de 1890, 29 músicos apresentaram seus hinos.

A Comissão Julgadora selecionou quatro para a finalíssima. No dia 15 de janeiro, numa sessão em homenagem ao Marechal Deodoro no Teatro Santana, perguntaram ao novo presidente se ele estava ansioso pela escolha do novo hino. Ele disse: "Prefiro o velho".

O mais aplaudido foi o do maestro Miguez, que também foi escolhido pela Comissão Julgadora. O presidente Deodoro e quatro ministros deixaram o camarote oficial e voltaram em seguida. Foi então que o ministro do Interior, Aristides Lobo, leu o decreto que conservava a música de Francisco Manuel da Silva como hino nacional. Mesmo sem a partitura, a orquestra tocou a música e a plateia delirou.

Como prêmio de consolação, a obra de Medeiros e Albuquerque e de Leopoldo Miguez ficou conhecida como o Hino da Proclamação da República. Só que o problema persistia: o Brasil tinha um hino sem letra. Mas, se a música já era tão bonita, por que precisava de uma letra? A resposta é simples: por mais que alguém se habitue a uma música, se ela não tiver letra, fica mais difícil de ser memorizada.

Só em 1909 é que apareceu o poema de Joaquim Osório Duque Estrada. Ainda não era oficial. Tanto que, sete anos depois, ele foi obrigado a fazer 11 modificações na letra. Duque Estrada ganhou 5 contos de réis, dinheiro suficiente para comprar metade de um carro. O presidente Epitácio Pessoa declarou a letra oficial no dia 6 de setembro de 1922, um dia antes do centenário da Independência. Como Francisco Manoel já tinha morrido em 1865, o maestro cearense Alberto Nepomuceno foi chamado para fazer as adaptações na música. Finalmente, depois de 91 anos, nosso hino estava pronto!

Desde o descobrimento, o Brasil demorou mais de 300 anos para ter um hino. A letra do hino nacional possui ao todo 50 versos, distribuídos em duas partes rigorosamente simétricas, tanto na métrica como no ritmo. No Total o Hino Nacional Brasileiro tem três minutos e 43 segundos.

E os significados? Selecionamos algumas palavras que estão no nosso Hino Nacional e seus significados.

Confira:

Plácidas:
calmas
Brado: grito, clamor
Retumbante: que ressoa
Fúlgidos: brilhantes, cintilantes
Penhor: utilizado no sentido figurado, significa "garantia"
Impávido colosso: colosso é uma estátua de enormes proporções; impávido significa tranquilo, sereno.
Fulguras: conjugação do verbo "fulgurar", que significa brilhar, resplandecer.
Florão: ornamento em forma de flor aplicado em abóbadas de grandes construções; em "florão da América", o Brasil seria o ponto de maior destaque do continente.
Garrida: ornamentada, enfeitada, que atrai pela beleza.
Lábaro: estandarte, pendão, bandeira.
Clava forte: arma utilizada no combate corpo-a-corpo; significa, no hino, a mobilização do exército.

Com informações: Site Yahoo e Mundo dos Curiosos