17 de junho de 2013, um dia histórico para o Brasil

Maior manifestação popular das últimas duas décadas reúne 250 mil pessoas
em mais de 20 cidades brasileiras

Nós jornalistas estamos acostumados a cobrir importantes eventos, que muitas vezes marcam nossas vidas e também a história. Nos últimos anos, ou melhor, nas últimas duas décadas, grande parte destes acontecimentos foi registrado fora do Brasil, ou quando por aqui, foram resultados de eventos esportivos ou ações de combate à violência.

Há muito tempo não se viu a sociedade na rua em busca de objetivos. Muitos já davam como certa a fama de que o jovem brasileiro não estava preocupado com política, causas sociais. Que realmente estávamos deitados em berços esplêndidos. 

Especialistas avaliam que o aumento das passagens de ônibus por todo o país foi apenas a gota d’água para a uma explosão de insatisfações. Muitos reclamam da falta de saúde, educação, dos gastos com a Copa do Mundo, com estádios que hoje já passam de bilhões. Acredita-se que no último dia 17 de junho de 2013, cerca de 250 mil pessoas foram para as ruas em mais de 20 cidades brasileiras, entre elas nove capitais e o Distrito Federal. É a maior mobilização popular desde os protestos pedindo o impeachment do então presidente Fernando Collor de Mello (hoje senador), em 1992.

As manifestações começaram, em sua maioria, de forma pacífica, mas houve agravamento da tensão no final da noite, com grupos de manifestantes partindo para ações mais radicais.

A pergunta que fica é: depois desta mobilização nacional, o que vai mudar? Será que nossos políticos realmente estão com os olhos voltados para estes protestos? Há quem acredite que este é apenas o primeiro passo de uma grande mudança na sociedade brasileira. Ficamos na torcida!