Até breve! Alguns recados desta visita histórica


Ele já não está mais entre nós! O Papa Francisco deixou o Brasil no último domingo, dia 28/07/2013, depois de participar da Jornada Mundial da Juventude. Como já dissemos, a visita do Papa ganhará as páginas dos livros da história, já que ele é primeiro latino americano a ocupar o mais importante cargo da Igreja e a visita ao Brasil é a primeira de seu pontificado. E o mais importante, ele se vai com a certeza de que voltará em 2017, quando a cidade de Aparecida celebrará os 300 anos da descoberta da imagem da padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida.

Entre as inúmeras mensagens e lições que o Papa Francisco nos deixou está a importância de respeitarmos e ouvirmos os dois extremos da vida humana, os jovens e os idosos. Os jovens, porque serão eles que construirão o futuro, por isso é importante fazer com que eles tenham bons exemplos, saibam o quanto são importantes. E os idosos porque representam a experiência, certamente poderão ajudar os jovens a aprender com os erros.

Durante a entrevista ao jornalista Gerson Camarotti foi possível observar o nascer de nova igreja. É curioso ver como o Papa Francisco falou dos escândalos que envolvem o desvio de milhões de dólares no Vaticano. A importância que se deu a transparência dos dados e a forma como ele quer que essa transparência seja tratada é algo inédito entre os Papas. Assim como um chefe de Estado deve ser, percebe-se que Francisco quer um Vaticano, de fato, Estado, inclusive com suas leis de transparência bem definidas.

Também é importante dizer que não poderemos esperar uma mudança radical na Igreja. Apesar de defender mudanças, Francisco já disse que a Igreja tem leis e que elas serão respeitadas. Mas há a esperança de que elas serão mais flexíveis, levando-se em conta que um dos mais importantes objetivos desta nova igreja é a proximidade. E não haverá proximidade se a Igreja não mudar, pois a sociedade e seus hábitos mudaram.

Por fim, por diversas vezes, em seus discursos, o Papa Francisco citou o documento de Aparecida, resultado da V Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano e do Caribe, que aconteceu na cidade de Aparecida, entre os dias 13 e 31 de maio de 2007. Os especialistas garantem que este documento, no qual ele inclusive foi um dos principais redatores, encontramos a base de como será seu pontificado. Desta forma torna-se fundamental conhecê-lo.

Para ler o documento de Aparecida, clique aqui.

Abaixo segue a entrevista de Gerson Camarotti, da Globo News.